segunda-feira, 17 de junho de 2013

O que é Pedagogia Empresarial?


Atividades exercidas pelo Pedagogo Empresarial:


Pedagogia nas empresas...

O curso de Pedagogia ganhou novos espaços quanto à atuação dos pedagogos. Seu campo de atuação já não se limita apenas à escola e ele passa a atuar em outras instituições, embasados pela capacitação oferecida pelas modificações no currículo da Pedagogia. Além de atuar no sistema de ensino (planejadores de políticas de educação, pesquisador, gestor etc) e nas escolas (professor, coordenador), o pedagogo pode atuar em instâncias educativas não-escolares, como orientadores de atividades pedagógicas e desenvolvimento humano em empresas, na formação de profissionais, como técnicos, como consultores, em órgãos públicos etc, com a responsabilidade de manter uma atuação ético-profissional relativa a responsabilidade social.
Segundo Libâneo, as práticas educativas ocorrem em todos os contextos e âmbitos da existência individual e social humana mesmo que não seja de modo institucionalizado, e não se restringe apenas à escola ou na família. Elas ocorrem também em muitas instâncias formais e não formais, como os locais de trabalho, na cidade, na rua, nos meio de comunicações etc.
A Pedagogia Empresarial trabalha com os conhecimentos, competências atitudes e habilidades consideradas necessárias para melhorar a produtividade na empresa. É ela que implanta a qualificação e requalificação profissional, quem estrutura o setor de treinamento e desenvolve metodologias de informação, além de produzir e difundir o conhecimento.

O trabalho do Pedagogo na empresa é colaborar com a melhoria do clima organizacional. Ele deve efetivar os saberes corporativos, colaborando também com qualidade laboral, qualidade de vida promovendo o aumento da satisfação de todos os envolvidos. Para isso, é necessário também que o pedagogo empresarial tenha uma formação filosófica para desenvolver a capacidade de atuação junto aos recursos humanos da empresa.

“Quanto maior é o número de indivíduos que observamos, tanto mais, as particularidades individuais, querem físicas ou morais, se apagam e deixam predominar a série de fatos genéricos, em virtude dos quais a sociedade existe e se conserva” (Quételet).


“A primeira tarefa do Pedagogo Empresarial é fazer com que o empresário, perceba com nitidez, que o seu ideal de vida, suas aspirações e objetivos pessoais correspondem a uma questão ética e social na empresa.” (Maria Luiza Marins Holtz)