quinta-feira, 11 de julho de 2013

O Pedagogo e seus variados campos de atuação.

O pedagogo é um multiprofissional que tem a possibilidade de desenvolver suas funções em ambientes escolares e não escolares, promovendo a aprendizagem do indivíduo em suas diferentes fases de desenvolvimento.
Se buscarmos o significado da para pedagogia encontraremos em Libâneo, “que a pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da configuração da atividade humana”.
Sendo assim, encontraremos no pedagogo o próprio educador, que tem em sua formação a capacidade e competência de multiplicar saberes em diversos ambientes para formação do ser humano. 
O pedagogo lida com a educação em suas diversas formas e conteúdos, e sabemos que a educação não está presente apenas em ambientes formais de ensino, por que:


“Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias
misturamos a vida com educação”. (BRANDÃO, p.4,
2007)

 
 






E por isso podemos afirmar que o pedagogo é um profissional com atuação em várias instâncias da prática educativa, seu campo de atuação, devido às transformações sociais, vem crescendo e atualmente é possível visualizar como o pedagogo está se inserindo no mercado, não somente na escola, mas também fora dela, em hospitais; com práticas educativas em ambientes hospitalares, em empresas; no desenvolvimento de pessoas, seleção e treinamento, na pedagogia social; inserida em ambientes não formais de ensino, e ainda ampliando sua área de atuação dentro da própria escola, na coordenação, gestão, na educação de jovens e adultos e na psicopedagogia.



segunda-feira, 8 de julho de 2013

Entrevista com a Pedagoga Empresarial da INFRAERO - Iolanda Almeida


Iolanda Almeida,  PEDAGOGIA (UCSAL), Pós EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA(UCSAL), PÓS EM RECURSOS HUMANOS(UEFS), Graduação em História(UNESA)

1-O que é Pedagogia Empresarial?
 Ciência que utiliza os princípios teóricos da andragogia (educação de adultos) para o  ensino e aprendizagem, no ambiente corporativo.

2-Porque escolheu cursar pedagogia?
Vocação! Além disso, a preferência para compreender como o ser humano aprende ou não aprende a partir do que é ensinado.

3-Quanto tempo atua nesta área?
 Aproximadamente 18 anos

4-Qual o papel desenvolvido pelo pedagogo dentro de uma empresa?
Elaborar ferramentas educativas para aprendizagem dos processos de trabalho, nas dimensões do pensar (cognitivo), sentir(emoções) e fazer(habilidades) compreendidas hoje como competências técnicas e humanas.

5-Qual o maior desafio para um pedagogo empresarial?
Romper com o paradigma da educação tradicional ainda tão presente no cenário da sociedade brasileira e nos espaços educativos, ou melhor, no ambiente corporativo.

6-Que fatores mais influenciam o trabalho de um pedagogo empresarial?
A política educacional da empresa, a definição dos valores e estratégias corporativas e a visão de futuro da organização, no qual o pedagogo está inserido.

7-Todas as pessoas que se formam em pedagogia estão aptas a trabalhar com pedagogia empresarial? Por quê?

Acredito que sim, desde que o curso seja reconhecido pelo MEC e demonstre eficiência e eficácia dos estudantes na avaliação de certificação. Além disso, o empenho, comprometimento e ética do profissional; dentre outros.

8-Quais os melhores cursos de especialização nesta área?
  Fundação Getúlio Vargas (FGV) e UNB.

 9-Em sua opinião por que o empresário deve priorizar um pedagogo em sua empresa?
Os processos de trabalho são conduzidos por gente, então a educação é a ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas e consequentemente o crescimento sustentável da empresa, no cenário econômico.

10-Como está o mercado de trabalho: há bastante campo para quem decide seguir esta área?
 Sim. Os campos são os mais diversos. 

11-O pedagogo cumpre o mesmo papel de um psicólogo em uma empresa?
Não. O objeto de estudo de cada ciência é diferente. O pedagogo tem como foco o processo de ensino (por que ensinar, como ensinar, para que ensinar, dentre outros).
12-Você como profissional experiente no assunto poderia deixar sua sugestão ou até mesmo uma mensagem para os que se formaram em pedagogia e desejam seguir a área de pedagogia empresarial?
Sempre aplicar os ensinamentos acadêmicos no contexto corporativo exercitando a práxis (teoria e pratica). E por fim, a atitude crítica, ética e humanizada na condução dos processos educativos.

13-Deixe uma mensagem para os estudantes de pedagogia que ainda não decidiram em qual área da pedagogia irão atuar.

 Um grande possibilidade para decidir qual é a vocação no âmbito da pedagogia é justamente observar e participar dos contextos onde circula a educação formal e informal,  a exemplo: pedagogia comunitária, pedagogia escolar, pedagogia hospitalar, pedagogia da alternância, pedagogia empresarial, etc. Assim, o estudante poderá sentir qual é a inclinação positiva que releva de fato a sua realização pessoal e profissional. Também é importante a satisfação econômica, proveniente da remuneração com  a tarefa de educar, na sociedade contemporânea. 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

O que é Pedagogia Empresarial?


Atividades exercidas pelo Pedagogo Empresarial:


Pedagogia nas empresas...

O curso de Pedagogia ganhou novos espaços quanto à atuação dos pedagogos. Seu campo de atuação já não se limita apenas à escola e ele passa a atuar em outras instituições, embasados pela capacitação oferecida pelas modificações no currículo da Pedagogia. Além de atuar no sistema de ensino (planejadores de políticas de educação, pesquisador, gestor etc) e nas escolas (professor, coordenador), o pedagogo pode atuar em instâncias educativas não-escolares, como orientadores de atividades pedagógicas e desenvolvimento humano em empresas, na formação de profissionais, como técnicos, como consultores, em órgãos públicos etc, com a responsabilidade de manter uma atuação ético-profissional relativa a responsabilidade social.
Segundo Libâneo, as práticas educativas ocorrem em todos os contextos e âmbitos da existência individual e social humana mesmo que não seja de modo institucionalizado, e não se restringe apenas à escola ou na família. Elas ocorrem também em muitas instâncias formais e não formais, como os locais de trabalho, na cidade, na rua, nos meio de comunicações etc.
A Pedagogia Empresarial trabalha com os conhecimentos, competências atitudes e habilidades consideradas necessárias para melhorar a produtividade na empresa. É ela que implanta a qualificação e requalificação profissional, quem estrutura o setor de treinamento e desenvolve metodologias de informação, além de produzir e difundir o conhecimento.

O trabalho do Pedagogo na empresa é colaborar com a melhoria do clima organizacional. Ele deve efetivar os saberes corporativos, colaborando também com qualidade laboral, qualidade de vida promovendo o aumento da satisfação de todos os envolvidos. Para isso, é necessário também que o pedagogo empresarial tenha uma formação filosófica para desenvolver a capacidade de atuação junto aos recursos humanos da empresa.

“Quanto maior é o número de indivíduos que observamos, tanto mais, as particularidades individuais, querem físicas ou morais, se apagam e deixam predominar a série de fatos genéricos, em virtude dos quais a sociedade existe e se conserva” (Quételet).


“A primeira tarefa do Pedagogo Empresarial é fazer com que o empresário, perceba com nitidez, que o seu ideal de vida, suas aspirações e objetivos pessoais correspondem a uma questão ética e social na empresa.” (Maria Luiza Marins Holtz)