segunda-feira, 8 de julho de 2013

Entrevista com a Pedagoga Empresarial da INFRAERO - Iolanda Almeida


Iolanda Almeida,  PEDAGOGIA (UCSAL), Pós EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA(UCSAL), PÓS EM RECURSOS HUMANOS(UEFS), Graduação em História(UNESA)

1-O que é Pedagogia Empresarial?
 Ciência que utiliza os princípios teóricos da andragogia (educação de adultos) para o  ensino e aprendizagem, no ambiente corporativo.

2-Porque escolheu cursar pedagogia?
Vocação! Além disso, a preferência para compreender como o ser humano aprende ou não aprende a partir do que é ensinado.

3-Quanto tempo atua nesta área?
 Aproximadamente 18 anos

4-Qual o papel desenvolvido pelo pedagogo dentro de uma empresa?
Elaborar ferramentas educativas para aprendizagem dos processos de trabalho, nas dimensões do pensar (cognitivo), sentir(emoções) e fazer(habilidades) compreendidas hoje como competências técnicas e humanas.

5-Qual o maior desafio para um pedagogo empresarial?
Romper com o paradigma da educação tradicional ainda tão presente no cenário da sociedade brasileira e nos espaços educativos, ou melhor, no ambiente corporativo.

6-Que fatores mais influenciam o trabalho de um pedagogo empresarial?
A política educacional da empresa, a definição dos valores e estratégias corporativas e a visão de futuro da organização, no qual o pedagogo está inserido.

7-Todas as pessoas que se formam em pedagogia estão aptas a trabalhar com pedagogia empresarial? Por quê?

Acredito que sim, desde que o curso seja reconhecido pelo MEC e demonstre eficiência e eficácia dos estudantes na avaliação de certificação. Além disso, o empenho, comprometimento e ética do profissional; dentre outros.

8-Quais os melhores cursos de especialização nesta área?
  Fundação Getúlio Vargas (FGV) e UNB.

 9-Em sua opinião por que o empresário deve priorizar um pedagogo em sua empresa?
Os processos de trabalho são conduzidos por gente, então a educação é a ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas e consequentemente o crescimento sustentável da empresa, no cenário econômico.

10-Como está o mercado de trabalho: há bastante campo para quem decide seguir esta área?
 Sim. Os campos são os mais diversos. 

11-O pedagogo cumpre o mesmo papel de um psicólogo em uma empresa?
Não. O objeto de estudo de cada ciência é diferente. O pedagogo tem como foco o processo de ensino (por que ensinar, como ensinar, para que ensinar, dentre outros).
12-Você como profissional experiente no assunto poderia deixar sua sugestão ou até mesmo uma mensagem para os que se formaram em pedagogia e desejam seguir a área de pedagogia empresarial?
Sempre aplicar os ensinamentos acadêmicos no contexto corporativo exercitando a práxis (teoria e pratica). E por fim, a atitude crítica, ética e humanizada na condução dos processos educativos.

13-Deixe uma mensagem para os estudantes de pedagogia que ainda não decidiram em qual área da pedagogia irão atuar.

 Um grande possibilidade para decidir qual é a vocação no âmbito da pedagogia é justamente observar e participar dos contextos onde circula a educação formal e informal,  a exemplo: pedagogia comunitária, pedagogia escolar, pedagogia hospitalar, pedagogia da alternância, pedagogia empresarial, etc. Assim, o estudante poderá sentir qual é a inclinação positiva que releva de fato a sua realização pessoal e profissional. Também é importante a satisfação econômica, proveniente da remuneração com  a tarefa de educar, na sociedade contemporânea. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário